Reflexão em Essência Compartilhada

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal é saber viver em paz conosco e com os outros


Desejo escrever um texto novo, 
porém a data pede que fale de algo tão antigo que a cada ano se repete e se repete.                                            
  Lembro que em criança era uma data sem esperança, sem alegria pra menina pobre que nunca recebeu um só afago de natal.                                    
Minha visão do passado é de uma menina pequenina que sentava em algum canto e cantava em um fio de voz embargada pelo choro: como é que papai Noel, não esquece de ninguém, seja rico, ou seja, pobre o velhinho sempre vem. 
A verdade é que pra menina que esperava ele nunca veio.                             
A vida seguiu, fiz minha vida e vivi alguns natais ainda procurando papai Noel festejando o natal na casa  de outras pessoas, mesmo cristã , crendo na historia do Cristo eu buscava ainda alguma coisa.Um dia a vida girou nosso ciclo mais uma vez,
deixamos as profissões  reconhecidas e eu ,
o par e filhos nos assumimos artistas e foi assim que em um ano duríssimo de trabalho, 
mesmo cercados de tanta gente  estávamos ali na praça perto de casa , 
sem carro , 
víamos de uma espetáculo  e ali bem junto a mim, 
em minhas mãos o saco com as roupas  de adereços de papai Noel...
meu esposo feliz puxou a carteira de onde tirou dinheiro e pediu um lanche completo para cada um de nós quatro que morríamos de fome pois já eram mais de meia noite e trabalhamos desde as 16 horas. 
Feliz eu já não mais a menininha que cantava com a voz embargada  celebrava aos gritos em minha alma:
Quem disse que papai Noel não existe?
Quem disse que ele esquece da gente?
Quem pode dizer que natal é só consumo? 
Que seria de nós sem esse momento de celebração em que ali após o trabalho tínhamos não só recurso para pagar o lanche, mas também para fazer a nossa ceia dois dias depois. 
Amo Natal pelo pouco que tive na infância!
Amo natal pelo muito que posso celebrar ano após ano, com presente, sem presente, com ceia farta, com ceia básica ou sem ceia!
Hoje não sou mais uma menininha que sonha em ganhar algo,aprendi que viver é buscar o sonho todos os dias e celebrar o Natal de forma feliz é saber viver em paz consigo e com os outros.
Catiaho Alcantara 2020hs de 22/12/09

7 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Acabou por escrever um texto muito sentido. Saíu do fundo da sua alma.
E, também por isso, ficou muito bonito.
Querida amiga, desejo que tenha um Natal muito Feliz, na companhia da sua família e dos que mais ama.
Beijos.

O Profeta disse...

Um formoso menino estava mesmo alí
Tocou de leve o lado esquerdo do meu peito
Olhou-me com um luminoso sorriso
Deixou-me sem fala, sem jeito

Deixou-me no apagar de uma vela
Olhei novamente o mar
A calmaria voltou como por encanto
Mil criaturas inundaram-me o olhar

Golfinhos felizes assobiaram
A cria de uma baleia acenou-me
Uma andorinha do mar poisou no parapeito da janela
Uma maravilhosa e antiga história sussurou-me

As estrelas brilharam no celeste
A Lua estendeu seu manto de fino lusr nesta cena
Adormeci na imensidão deste mundo
No embalo de...Uma Noite Serena...


Uma noite serena

Um mágico Natal

Um terno beijo

Carlos Rufato disse...

Natal é uma época de muita felicidade e de muita alegria, onde as pessoas querem visitar e ser visitadas, procuram parentes e pessoas amadas. São filhos em busca dos pais, irmãos um em busca do outro, são avós, são tios e todo mundo em busca daquele sentimento especial que sentimos nessa época.

Muitos em busca do presente do Papai Noel, de uma nova esperança, de uma novo amor e de muitas alegrias. Cheios de esperança de uma vida melhor à partir desta data e já pensando no novo ano que vai entrar.

Eu também quero um presente de Papai Noel, escrevi uma cartinha para ele e fiz um pedido de todo meu coração, que esse ano as pessoas se preocupem com a segurança, que ninguém se machuque, que ninguém morra, que nenhuma criança tenha que sofrer por erros de seus pais.

Eu pedi para o Papai Noel que esse ano o TRÂNSITO seja mais seguro, que todo mundo respeite seus limites e que se importem em respeitar regras e leis, e que todos tenham em mente que o seu ato pode trazes tristezas para todo mundo.

Eu desejo de todo coração um Feliz Natal e principalmente, uma Natal de muita segurança.

Everson Russo disse...

Minha querida amiga, desejo a voce e toda sua familia um Feliz Natal, na mais perfeita paz do Senhor Jesus, que Ele ilumine sempre seus caminhos, te dando alegrias, conforto, amor, harmonia e muita serenidade, pois essa é a verdadeira essencia do Natal.fique com Deus e meus beijos em sua alma....

Everson Russo disse...

Minha bela amiga, uma semana cheia de amor e paz pra ti, aproveita bastante 2009, faltam poucas horas...rs..rs...beijos na alma.

Poeta Eterno disse...

Seja rico, ou seja pobre, o velhinho sempre vem. O velhinho sempre vem... O velhinho sempre vem...

Ele vem um dia. Talves quando não somos mais crianças, mas ele vem...

Gostaria muito de compartilhar de sua alegria de natal, mas pra cada pessoa é dada uma visão, um sentimento. Invejo o seu.

Abraços eternos.

Sr do Vale disse...

Cátia, (acho que esse é teu nome) obrigado por partilhar sua poesia.

um grande abraço.

Pesquisar este blog

Share |