Reflexão em Essência Compartilhada

sábado, 30 de janeiro de 2010

Compartilhando um momento especial




Lançar meu livro faz de mim uma mulher livre de tudo que possa me aprisionar ou   me fazer refém.
Sou uma mulher pública,quem vem comigo me aceita assim pois sou poeta e como diz bem o Gonzaguinha:"Viver e não vergonha de ser feliz" 
Não tenho mesmo!Ainda que me custe  caro,mas pago o preço feliz.
Meu Deus,minha familia ,meus amigos e minha escrita tão tudo pra mim e  a net,ahh a net  e as redes sociais são minha sala de visita.
Sou livre sendo eu mesma da mesma forma como quando estou no mar.
Por isso ninguém se sinta obrigado a ler e muito menos a comentar.
Mas a mesa está posta para quando desejarem partilhar.
  Bem estou vivendo um momento ímpar e chegou a hora de compartilhar.
Desde 2006 quando meus 2 filhos foram pra Arábia ,depois de 23 anos de dedicação integral a família pude perceber que os filhos já estavam independentes, o casamento que sempre foi equilibrado estava ainda mais solidificado, era chegada a hora de eu viver a minha vida profissionalmente falando,pois parei de trabalhar  como comerciária antes de um ano de casada isso aos 6 meses de gravidez,planejamos que fosse assim.
Sempre fomos uma familia de artistas teatro,circo,musica e literatura.
No inicio eu escrevia os textos para teatro e dirigia artisticamente os elencos e o esposo que hoje chamo de par, (acho lindo alguém ser par de outra) e o par atuava,produzia e vendia.
Era um trabalho em família,nada de meu exclusivo,apesar de amar  dirigir elencos, ainda amo.
Os filhos cresceram e optaram por estudar arte circense na Escola Nacional de Circo no RJ (circo) e educação física.
Lá fomos nó(pai e mãe) apoiá-los e por isso no ano de formarem-se foram pra 3 meses de temporada na Arábia.
Dessa forma pude olhar  pra mim somente por 3 meses em 23 anos,já que o par fora escalado para 2 meses de plantão na saúde.
Foram 3 meses sozinha e 2 meses só meus, então voltei a escrever e tomei a decisão de me assumir poeta e me encaminhar para ser escritora.
Em contra proposta decido que não trabalharia mais com a família; pois não havia mais necessidade dos meus serviços.
O circo é uma arte complexa e técnica e que eu não domino.
Já o teatro decido deixar definitivamente somente escrevendo textos por ecomendas  para o mercado.
Foi nesse tempo de julho a setembro  de 2006 conheci esse universo chamado internet, exatamente para falar com os filhos na Arábia,com o par no trabalho e para dar conta da assessoria de imprensa dos filhos ausentes,assumi 5 perfis de orkut, 5 contas de emails ,2 comunidades e 1 blog!
Bicho artista já é esquisito,mas bicho poeta eita! 
Sempre fui quieta, calada e introspectiva na verdade esquisita.
Sem contato com vizinhos, resquício de uma crise de pânico  social; depois de 1988 que guardei so pra mim e me curei também sozinha. 
Mas a internet me descortinou a possibilidade de falar com pessoas, de ouvir histórias  e foi assim que um dia muito zangada algo em familia fui ao orkut e escrevi:MUITO ZANGADA! 
E sai para fazer algo na cidade de Niteroi. 
Quando voltei a noite estava  lá um recado de um jovem moço ,aluno do filho de acrobacia de solo que perguntava:ZANGADA COM QUE?
E isso fez toda diferença na minha vida.Porque nunca ninguém havia se importando.
Assim reconheci meu primeiro amigo desde muito tempo.
Logo  nos conhecemos pessoalmente ainda lembro de olhar pra ele pela porta do projeto que ele trabalhava, a familia estranhou no inicio ;mas logo o recebeu , então dediquei o texto que esta abaixo e selamos nossa amizade, assim Anndre foi meu primeiro amigo reconhecido na net.
Um pouco depois cuidando  dos contatos do filhos tenho acesso a alguém do ES que precisava saber sobre o circo do Solei, informei tudo e logo la estava eu reconhecendo um outro presente :meu seguindo amigo o Vini, isso era julho em novembro la estava eu e par buscando Vini na Rodoviaria Novo Rio , viera me conhecer  pessoalmente e conhecer minha familia,lembro  dos olhos azuis brilhando e a cara de perdido naquela rodoviaria,o par ria do meu encanto!
Hoje moramos no mesmo  bairro,creiam me mudei pro estado de um amigo que conheci na net,a ele dediquei  tambem o texto abaixo.
Ainda nesse tempo adicionei um fã do trabalho dos meus filhos, falavamos pouco,muito pouco, depois que vim pra Pasargada passamos a falar e a trocar considerações ,muitas vezes duras e isso criou entre nós um tipo de respeito, pois eu conheci seu trabalho literario antes da pessoa, é um escrito sensível,premiado e muito polemico. Pronto reconheci meu terceiro amigo, tanto que Tonni Lima publicou na folha de rosto de seu livro lançado na Argentina versos meus  e aceitou prefaciar meu primeiro livro,me apresentando ao mundo literário; 
e lá fui eu novamente dedicando o mesmo texto mais uma vez. No mes de novembro de 2009 me vejo frente a frente com Tonni pela primeira vez, ainda lembro da gente se olhando...foi lindo, ficou 2 dias hospedado em nossa casa!
Assim de pessoa feliz porem só, agora tenho 3 amigos reconhecidos e presente na  vida...
Em 26 de julho de 2007 tentando por um projeto para andar, fui apresentada a um  poeta de nome Diogo , se alguém me dissesse o que  me aconteceria certamente eu ia duvidar.Em pouquíssimo tempo já compartilhávamos não somente nosso textos, nossas vidas mas também nossas almas de uma forma que não ha explicação humana, apenas esse texto abaixo traduzia o que de fato acontecia.
Em abril de 2008 la estávamos eu e o par rumo ao interior de SP para conhecermos pessoalmente a Diogo e sua familia...
Para quem viveu sem amizade por decepções irreparaveis  confesso que já dava por satisfeita Amigos completamente diferentes, cada um para uma parte de mim .
Minha alma satisfeita descansava.
Atualmente quase não compartilho com Vini e Anndre,pois cuidam de suas vidas.
Tonni tem cuidado tal com minha carreira que me apresentou com candidata a uma cadeira  na Academia de Letras de Tijucas em Santa Catarina onde fui aceita.
Já Diogo com quem compartilho uma parte de minha escrita e eu da dele, segue firme a meu lado,temos cada um a nossa carreira em separado e também a nossa vida e escrita juntos.Temos um lindo romance em fase de acabamento.
Me considero uma mulher feliz, bem casada a 27 anos com o amor da minha vida,o o unico homem que  sabe me amar como preciso.
Sou mãe de 2 filhos maravilhosos.
Acabo de lançar meu primeiro livro, fruto de tudo que me acontece de 2006 até aqui e o dedico a Deus, a familia e a esses 4 amigos que fazem parte da minha história até aqui.
Pra mim confesso que ja estava bom demais.
Porém Deus que ama e sabe bem quem sou e de tudo que preciso, resolveu me fazer um bela surpresa e desde 14 de janeiro trouxe pra minha realidade e pra minha escrita através das maravilhosas visitas que recebo;uma que se destacou e tem vindo fazer parte de meu dia a dia, ja tem participado com nome citado na mesa de refeição junto de  minha familia, já recebe cumprimentos do meu esposo, já foi contactado  por meu filho caçula de 21 anos para assuntos  a respeito de transporte pessoal que deseja adquirir e assim o Sr João Olavo sai dos blogs que conduz para ser meu amigo e amigo da minha familia. 
Olavo venha com seus textos, com sua ousadia, com sua historia de vida;com sua familia.
Em fim venha como quiser e aceite dessa velha senhora poeta e escritora as boas vindas .
Receba esse texto que amor e que só é compartilhado com quem entende que amizade existe, não importa e entre iguais ou entre diferentes, se entre velhos ou jovens .
Amizade pra mim é um tesouro precioso que não tem preço.
Sabe um dia decidi dizer a meu mestre o quanto o amava, era domingo,marquei pra quinta, quando haveria uma grande festa.
Mas na quinta eu bem que tentei falar pra ele,mas ele havia sido atropelado as 10 da manhã, e na hora da festa a noite eu o estava maquiando para seu próprio velório.
Ali prometi não a ele,mas a mim mesma que seja quem for que chegue em minha vida,não deixarei de dizer que é importante , que tem meu respeito e afeto.
Levei 20 anos pra querer dizer isso a meu mestre;convivi com ele querendo que ele adivinhasse que eu o amava, porém ele morreu antes de ouvir de mim.
Não espero mais um só dia.
Anndre,Vini,Tonni e Diogo sabem bem o que sinto por cada  um eles. 
Eu reconheço em você Olavo a possibilidade de uma amizade pra vida toda.
Seja bem vindo é meu convidado a entrar na minha vida.
E é convidado da minha  familia :esposo,filhos e nora a nos visitar quando quiser e a trazer quem desejar consigo.
Receba esse texto porque ele agora também é seu.

Tenho um amigo...
Doçura de havermos encontrado uma alma, onde aninharmos,
em meio a tormenta; um abrigo terno e seguro, onde por fim respiramos ,
 à espera  de que se acalmem as pulsações de um coração ofegante!
Não estarmos mais sós,não necessitarmos permanecer sempre armados,
 os olhos sempre abertos e queimados pelas vigílias ,
até que a fadiga nos entregue ao inimigo!
Termos no companheiro  querido,
em cujas mãos pusemos todo ser!
Bebermos, enfim, repouso,
dormirmos enquanto ele vela,
velarmos enquanto ele dorme!
Conhecermos a alegria a alegria de proteger aquele a quem queremos,
e que se confia a nós, como uma criançinha .
Conhecermos a alegria imensa de nos entregarmos a ele,
 de sentirmos que ele possui  os nossos segredos e que dispõe de nós .
Envelhecidos, gastos,
cansados de carregarmos durante tantos anos a vida,
renascermos , moços e vigorosos , do corpo do amigo,
saborearmos com os olhos o mundo renovado,
aprendermos, com os sentidos,as belas coisas passageiras ,
gozarmos com o coração o esplendor de viver ...
Mesmo sofrermos com ele...Ah!
O próprio sofrimento é alegria,
 contanto que estejamos acompanhados!
Tenho um amigo!
Longe de mim,perto de mim, sempre em mim.
Tenho um amigo, pertenço-lhe.
Meu amigo me quer.
Sou dele.
Tenho um amigo...
Doçura de havermos encontrado uma alma, onde aninharmos,
em meio a tormenta; um abrigo terno e seguro, onde por fim respiramos ,
 à espera  de que se acalmem as pulsações de um coração ofegante!
A amizade confunde nossas almas numa só alma.
Livro Jean Cristophe de Romain Rolland

"Quando meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, eu o espero."
Henri-Frédéric Amiel 

16 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Catiaho...mas que depoimento mais bonito...uma história de vida muito bacana,calçada pelos bons sentimentos que os ventos da amizade pode nos agraciar...Fico feliz por sua família, por seus amigose pelo lançamento de seu livro...
É realmente um momento único,espero que ele dure mais que o necessário,assim você poderá aproveitar mais desse sonho tão real...
Sucesso e felicidade em seus projetos...
Um abraço na alma..bjo

TristãoeIsolda disse...

Aqui ficam nossos parabéns pelo objectivo alcançado, nossa admiração pela pessoa que és e nosso obrigado pela partilha.

Abraço

Taner Waterfall disse...

Fico muito feliz assim de longe vendo seus objetivos sendo alcançados, história linda, mesmo com momentos tristes, essa é a sua história! PARABÉNS CATITA!

Rosana disse...

Olá, me perdoe pela ousadia de visitá-la, peço licença, vc deve saber de mim, talvez mais do que eu mesma, pois tenho vivido momentos em que me desconheço, momentos em que não me encontro, como se a Rosna que um dia eu conheci, se perdesse em algum lugar dessa imensa estrada, que definitivamente para mim, se tornou desconhecida, sempre falei as pessoas que amo, com meu coração, mas sabe, as vezes isso não é o suficiente, não basta, o coração exalta o amor, mas amar vai além daquilo que podemos oferecer, a vc, gostaria de parabenizar pelo seu livro e pela sua história de vida, fique bem, com Deus, um beijo em seu coração!

Rosana!

WD` disse...

Lhe parabenizo pelas palavras que tão cuidadosamente expressam intimidade em um despudor sentimental.
Que suas conquistas lhe tragam novas descobertas para que possa dividi las com a gente.
Beijos, obrigado pelo carinho e adorei a musica do MOSKA, ele é fantástico.

WD`

Pena disse...

Linda e Simpática Escritora Amiga:
Desejo-lhe felicidades para o seu Livro.
Deve ser de maravilhar. Deliciar.
Tem um bom gosto assinalável e digno de registo numa sensível e escritora de sonho.
Simplesmente, lindo o seu Post.
De encantar.. Repleto de beleza.
Adorei, com sinceridade.
Beijinhos de pura amizade e respeito.
Sempre a lê-la com atenção pelo preciosismo do seu encanto literário e da sua forma de ser.
Não a esqueci, acredite?
Vale ouro puro.

pena

Adorei.
MUITO OBRIGADO pela sua amizade, majestosa e perfeita amiga.
Bem-Haja!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Meu amigo não conseguiu postar, deixou la no meu perfil de orkut,então posto por ele.

André Luiz: .

Nossa! Que linda homenagem!!
Ficou feliz e emocionado de ter participado de um momento tão importante da sua vida. Até hoje tenho guardados nossos e-mails, que me faziam chegar tarde no trabalho todos os dias! E era maravilhoso!!
Muito sucesso pra você!! Você merece tudo de bom!!

Graça Pereira disse...

Parabens por este sonho alcançado que foi a publicação do teu livro.
Um beijo e boa semana
Graça

:.tossan® disse...

Mas só se a vida fluir sem se opor
Mas só se o tempo seguir sem se impor
Mas só se for seja lá como for
O importante é que a nossa emoção sobreviva
E a felicidade amordace essa dor secular
Pois tudo no fundo é tão singular
É resistir ao inexorável
O coração fica insuperável
E pode em vida imortalizar
PCPinheiro
Seja feliz!Parabéns. Te admiro muito! Beijo

Márcio Vandré disse...

Meus parabéns pela publicação!
Esse é um sonho a ser alcançado por todos que dedicam seu tempo às letras.
E obrigado pela visita!
Um beijo!

Angela disse...

Olá, passando para agradecer sua visita no blog Aceita um café?
Desculpe a demora meus planos não sairam como previ.
Seja bem vinda.
Abraços.

Anônimo disse...

Saudações e cumprimentos pelo livro e toda a poesia contida nele.
Estou sorrindo, porque acredito que o universo sempre te sorrirá e você terá um sorriso pra mim e para todos os outros, que busquem através dos teus versos, sorrir.

Beijo no coração










Joshuatree

José disse...

Os meus parabéns pela publicação do teu livro,
e faço votos para que seja um sosseso.
O teu texto é quase uma biografia, e é muito bonito, os amigos são muitos importantes na vida de cada um de nós.

um beijo, josé

Se chegar alguma com o nome de josefilipe é meu

Eu disse...

Ler as suas palavras me encoraja a não desistir dos meus sonhos.
Fico imensamente feliz com cada uma de suas vitórias!
Você merece!
Um grande beijo cheio de admiração

Edson Marques disse...

Catiaho!


Você já ultrapassou a porta do sucesso: teus textos e poemas encantam a todos nós, sempre!


Parabéns pelo livro!

Vou encomendar um, certamente.

Abraços, flores, estrelas..

Pesquisar este blog

Share |