Reflexão em Essência Compartilhada

sábado, 30 de janeiro de 2010

Compartilhando um momento especial




Lançar meu livro faz de mim uma mulher livre de tudo que possa me aprisionar ou   me fazer refém.
Sou uma mulher pública,quem vem comigo me aceita assim pois sou poeta e como diz bem o Gonzaguinha:"Viver e não vergonha de ser feliz" 
Não tenho mesmo!Ainda que me custe  caro,mas pago o preço feliz.
Meu Deus,minha familia ,meus amigos e minha escrita tão tudo pra mim e  a net,ahh a net  e as redes sociais são minha sala de visita.
Sou livre sendo eu mesma da mesma forma como quando estou no mar.
Por isso ninguém se sinta obrigado a ler e muito menos a comentar.
Mas a mesa está posta para quando desejarem partilhar.
  Bem estou vivendo um momento ímpar e chegou a hora de compartilhar.
Desde 2006 quando meus 2 filhos foram pra Arábia ,depois de 23 anos de dedicação integral a família pude perceber que os filhos já estavam independentes, o casamento que sempre foi equilibrado estava ainda mais solidificado, era chegada a hora de eu viver a minha vida profissionalmente falando,pois parei de trabalhar  como comerciária antes de um ano de casada isso aos 6 meses de gravidez,planejamos que fosse assim.
Sempre fomos uma familia de artistas teatro,circo,musica e literatura.
No inicio eu escrevia os textos para teatro e dirigia artisticamente os elencos e o esposo que hoje chamo de par, (acho lindo alguém ser par de outra) e o par atuava,produzia e vendia.
Era um trabalho em família,nada de meu exclusivo,apesar de amar  dirigir elencos, ainda amo.
Os filhos cresceram e optaram por estudar arte circense na Escola Nacional de Circo no RJ (circo) e educação física.
Lá fomos nó(pai e mãe) apoiá-los e por isso no ano de formarem-se foram pra 3 meses de temporada na Arábia.
Dessa forma pude olhar  pra mim somente por 3 meses em 23 anos,já que o par fora escalado para 2 meses de plantão na saúde.
Foram 3 meses sozinha e 2 meses só meus, então voltei a escrever e tomei a decisão de me assumir poeta e me encaminhar para ser escritora.
Em contra proposta decido que não trabalharia mais com a família; pois não havia mais necessidade dos meus serviços.
O circo é uma arte complexa e técnica e que eu não domino.
Já o teatro decido deixar definitivamente somente escrevendo textos por ecomendas  para o mercado.
Foi nesse tempo de julho a setembro  de 2006 conheci esse universo chamado internet, exatamente para falar com os filhos na Arábia,com o par no trabalho e para dar conta da assessoria de imprensa dos filhos ausentes,assumi 5 perfis de orkut, 5 contas de emails ,2 comunidades e 1 blog!
Bicho artista já é esquisito,mas bicho poeta eita! 
Sempre fui quieta, calada e introspectiva na verdade esquisita.
Sem contato com vizinhos, resquício de uma crise de pânico  social; depois de 1988 que guardei so pra mim e me curei também sozinha. 
Mas a internet me descortinou a possibilidade de falar com pessoas, de ouvir histórias  e foi assim que um dia muito zangada algo em familia fui ao orkut e escrevi:MUITO ZANGADA! 
E sai para fazer algo na cidade de Niteroi. 
Quando voltei a noite estava  lá um recado de um jovem moço ,aluno do filho de acrobacia de solo que perguntava:ZANGADA COM QUE?
E isso fez toda diferença na minha vida.Porque nunca ninguém havia se importando.
Assim reconheci meu primeiro amigo desde muito tempo.
Logo  nos conhecemos pessoalmente ainda lembro de olhar pra ele pela porta do projeto que ele trabalhava, a familia estranhou no inicio ;mas logo o recebeu , então dediquei o texto que esta abaixo e selamos nossa amizade, assim Anndre foi meu primeiro amigo reconhecido na net.
Um pouco depois cuidando  dos contatos do filhos tenho acesso a alguém do ES que precisava saber sobre o circo do Solei, informei tudo e logo la estava eu reconhecendo um outro presente :meu seguindo amigo o Vini, isso era julho em novembro la estava eu e par buscando Vini na Rodoviaria Novo Rio , viera me conhecer  pessoalmente e conhecer minha familia,lembro  dos olhos azuis brilhando e a cara de perdido naquela rodoviaria,o par ria do meu encanto!
Hoje moramos no mesmo  bairro,creiam me mudei pro estado de um amigo que conheci na net,a ele dediquei  tambem o texto abaixo.
Ainda nesse tempo adicionei um fã do trabalho dos meus filhos, falavamos pouco,muito pouco, depois que vim pra Pasargada passamos a falar e a trocar considerações ,muitas vezes duras e isso criou entre nós um tipo de respeito, pois eu conheci seu trabalho literario antes da pessoa, é um escrito sensível,premiado e muito polemico. Pronto reconheci meu terceiro amigo, tanto que Tonni Lima publicou na folha de rosto de seu livro lançado na Argentina versos meus  e aceitou prefaciar meu primeiro livro,me apresentando ao mundo literário; 
e lá fui eu novamente dedicando o mesmo texto mais uma vez. No mes de novembro de 2009 me vejo frente a frente com Tonni pela primeira vez, ainda lembro da gente se olhando...foi lindo, ficou 2 dias hospedado em nossa casa!
Assim de pessoa feliz porem só, agora tenho 3 amigos reconhecidos e presente na  vida...
Em 26 de julho de 2007 tentando por um projeto para andar, fui apresentada a um  poeta de nome Diogo , se alguém me dissesse o que  me aconteceria certamente eu ia duvidar.Em pouquíssimo tempo já compartilhávamos não somente nosso textos, nossas vidas mas também nossas almas de uma forma que não ha explicação humana, apenas esse texto abaixo traduzia o que de fato acontecia.
Em abril de 2008 la estávamos eu e o par rumo ao interior de SP para conhecermos pessoalmente a Diogo e sua familia...
Para quem viveu sem amizade por decepções irreparaveis  confesso que já dava por satisfeita Amigos completamente diferentes, cada um para uma parte de mim .
Minha alma satisfeita descansava.
Atualmente quase não compartilho com Vini e Anndre,pois cuidam de suas vidas.
Tonni tem cuidado tal com minha carreira que me apresentou com candidata a uma cadeira  na Academia de Letras de Tijucas em Santa Catarina onde fui aceita.
Já Diogo com quem compartilho uma parte de minha escrita e eu da dele, segue firme a meu lado,temos cada um a nossa carreira em separado e também a nossa vida e escrita juntos.Temos um lindo romance em fase de acabamento.
Me considero uma mulher feliz, bem casada a 27 anos com o amor da minha vida,o o unico homem que  sabe me amar como preciso.
Sou mãe de 2 filhos maravilhosos.
Acabo de lançar meu primeiro livro, fruto de tudo que me acontece de 2006 até aqui e o dedico a Deus, a familia e a esses 4 amigos que fazem parte da minha história até aqui.
Pra mim confesso que ja estava bom demais.
Porém Deus que ama e sabe bem quem sou e de tudo que preciso, resolveu me fazer um bela surpresa e desde 14 de janeiro trouxe pra minha realidade e pra minha escrita através das maravilhosas visitas que recebo;uma que se destacou e tem vindo fazer parte de meu dia a dia, ja tem participado com nome citado na mesa de refeição junto de  minha familia, já recebe cumprimentos do meu esposo, já foi contactado  por meu filho caçula de 21 anos para assuntos  a respeito de transporte pessoal que deseja adquirir e assim o Sr João Olavo sai dos blogs que conduz para ser meu amigo e amigo da minha familia. 
Olavo venha com seus textos, com sua ousadia, com sua historia de vida;com sua familia.
Em fim venha como quiser e aceite dessa velha senhora poeta e escritora as boas vindas .
Receba esse texto que amor e que só é compartilhado com quem entende que amizade existe, não importa e entre iguais ou entre diferentes, se entre velhos ou jovens .
Amizade pra mim é um tesouro precioso que não tem preço.
Sabe um dia decidi dizer a meu mestre o quanto o amava, era domingo,marquei pra quinta, quando haveria uma grande festa.
Mas na quinta eu bem que tentei falar pra ele,mas ele havia sido atropelado as 10 da manhã, e na hora da festa a noite eu o estava maquiando para seu próprio velório.
Ali prometi não a ele,mas a mim mesma que seja quem for que chegue em minha vida,não deixarei de dizer que é importante , que tem meu respeito e afeto.
Levei 20 anos pra querer dizer isso a meu mestre;convivi com ele querendo que ele adivinhasse que eu o amava, porém ele morreu antes de ouvir de mim.
Não espero mais um só dia.
Anndre,Vini,Tonni e Diogo sabem bem o que sinto por cada  um eles. 
Eu reconheço em você Olavo a possibilidade de uma amizade pra vida toda.
Seja bem vindo é meu convidado a entrar na minha vida.
E é convidado da minha  familia :esposo,filhos e nora a nos visitar quando quiser e a trazer quem desejar consigo.
Receba esse texto porque ele agora também é seu.

Tenho um amigo...
Doçura de havermos encontrado uma alma, onde aninharmos,
em meio a tormenta; um abrigo terno e seguro, onde por fim respiramos ,
 à espera  de que se acalmem as pulsações de um coração ofegante!
Não estarmos mais sós,não necessitarmos permanecer sempre armados,
 os olhos sempre abertos e queimados pelas vigílias ,
até que a fadiga nos entregue ao inimigo!
Termos no companheiro  querido,
em cujas mãos pusemos todo ser!
Bebermos, enfim, repouso,
dormirmos enquanto ele vela,
velarmos enquanto ele dorme!
Conhecermos a alegria a alegria de proteger aquele a quem queremos,
e que se confia a nós, como uma criançinha .
Conhecermos a alegria imensa de nos entregarmos a ele,
 de sentirmos que ele possui  os nossos segredos e que dispõe de nós .
Envelhecidos, gastos,
cansados de carregarmos durante tantos anos a vida,
renascermos , moços e vigorosos , do corpo do amigo,
saborearmos com os olhos o mundo renovado,
aprendermos, com os sentidos,as belas coisas passageiras ,
gozarmos com o coração o esplendor de viver ...
Mesmo sofrermos com ele...Ah!
O próprio sofrimento é alegria,
 contanto que estejamos acompanhados!
Tenho um amigo!
Longe de mim,perto de mim, sempre em mim.
Tenho um amigo, pertenço-lhe.
Meu amigo me quer.
Sou dele.
Tenho um amigo...
Doçura de havermos encontrado uma alma, onde aninharmos,
em meio a tormenta; um abrigo terno e seguro, onde por fim respiramos ,
 à espera  de que se acalmem as pulsações de um coração ofegante!
A amizade confunde nossas almas numa só alma.
Livro Jean Cristophe de Romain Rolland

"Quando meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, eu o espero."
Henri-Frédéric Amiel 

Pesquisar este blog

Share |